Ao receber nesta terça-feira os bispos da Conferência Episcopal do Oceano Indico (CEDOI) ao final de sua visita "ad limina", o Papa João Paulo II convidou  todos os cristãos a viver o recém inaugurado Ano da Eucaristia como “um tempo forte de encontros com Cristo”.

"É um tempo para descobrir nesse tesouro incomparável que Jesus nos deixou como legado, a alegria e a bondade da presença amorosa do Salvador, um tempo para redescobrir o significado do domingo e a necessidade de santificá-lo, sobretudo com a participação habitual na missa", disse o Papa ao iniciar seu discurso.

Em sua intervenção, o Pontífice se referiu à família e os jovens, afirmando aos bispos que "as famílias são o lugar privilegiado para a formação dos jovens e a transmissão de valores morais e espirituais". "A formação espiritual e humana dos jovens é urgente para poder responder aos desafios do testemunho evangélico em nossos dias", assinalou.

O bispo Gilbert Aubry, presidente da Conferência, na relação que apresentou ao Santo Padre lembrou que a CEDOI inclui uma república islâmica (Ilhas Comores), duas repúblicas que formam parte do Commonwealth (Seychelles e Mauricio), um departamento de ultramar da França, que é também uma região ultra periférica da Europa (La Réunion) e uma Comunidade territorial francesa (Ilha de Mayotte).

No discurso que lhes dirigiu em francês, o Papa sublinhou a necessidade de "uma comunhão espiritual autêntica", levando em conta "a diversidade de situações religiosas e humanas dessa região" e  "as grandes distÂncias entre as dioceses".

Do mesmo modo, João Paulo II falou da formação dos futuros sacerdotes, definindo-a "umm desafio para a Igreja" e animou os formadores dos seminaristas a fazer que os seminários "sejam o lugar de um profundo discernimento de vocações e uma comunidade autêntica de formação para o sacerdócio ministerial".

Por último, o Papa convidou os bispos a revalorizar o ministério pastoral para as vocações e sublinhou a importância de contar com leigos com "uma sólida formação religiosa”.