O Escritório de Imprensa da Arquidiocese de Sevilha deu a conhecer a saudação do novo Arcebispo Ajudante da mesma, Dom Juan José Asenjo, a seus novos fiéis; e agradeceu a nomeação do Papa Bento XVI na festa de São Leandro que se celebra hoje.

"Agradeço ao Santo Padre a confiança que em mim deposita ao me encarregar este ministério na Arquidiocese de Sevilha, em plena comunhão com ele. Minha gratidão também muito grande ao senhor Cardeal Frei Carlos Amigo Vallejo, nosso Arcebispo, que me acolhe como pai, irmão e colaborador dele", disse o Prelado quem se desempenhava até a nomeação como Bispo de Córdoba a cujos fiéis também agradeceu.

Ao referir-se à história de Sevilha, Dom Asenjo comentou que o "admira especialmente o número e qualidade de seus Santos. A história da Igreja hispalense é uma história de santidade, que obriga a todos a reviver esse passado glorioso, pois como nos repetiram sem cessar os Papa João Paulo II e Bento XVI nos últimos anos, a santidade é a primeira prioridade da Igreja nesta hora e o objetivo último de toda programação pastoral. conheci também o catálogo de seus Arcebispos, entre os que sobressaem São Leandro, São Isidoro e o Beato Marcelo Spínola e os grandes cardeais e arcebispos das épocas medieval, renascentista e barroca, e também da época moderna, todos eles grandes pastores, exemplos vivos no serviço que se me encomenda".

O Arcebispo Ajudante de Sevilha saudou também ao clero da Arquidiocese, aos seminaristas, a quem assegurou "que uma de minhas maiores alegrias nestes dias foi conhecer o número relativamente gem aumento de seminaristas em nossa Arquidiocese. Graças a sua disponibilidade para seguir ao Senhor, a Igreja em Sevilha pode olhar o futuro com esperança".

Dom Asenjo se dirigiu também aos religiosos e religiosas; assim como aos leigos de Sevilha e precisou que "o fruto de meu serviço episcopal entre vós serão impossíveis sem a ajuda da graça de Deus. Por isso, encomendo-me às suas orações. Peçam a Deus que me conceda o coração, o estilo e as entranhas de Jesus Cristo, Bom Pastor, que não veio a ser servido senão a servir".

Finalmente se encomendou à "Virgem dos Reis e de tantas advocações muito queridas como os sevilhanos veneram em santuários e ermidas ao longo de toda a geografia diocesana. Que ela ajude a todos a ser uma comunidade diocesana viva, fervorosa, unida, fraterna e evangelizadora. Enquanto sigo rezando por vós, com o desejo de vos conhecer logo pessoalmente, a todos vos saúdo de maneira cordial em nome do Senhor".

Por sua parte, o Arcebispo de Sevilha, Cardeal Carlos Amigo Vallejo, também saudou e felicitou ao novo Coadjutor; e solicitou  "aos párocos, reitores de templos e capelanias que, nas celebrações do próximo domingo, façam preces especiais de gratidão ao Santo Padre e pedindo por um feliz e fecundo ministério de Dom Asenjo Pelegrina nesta Arquidiocese de Sevilha".

O Escritório de Imprensa também deu a conhecer que a posse de "Dom Juan José Asenjo Pelegrina como Arcebispo Coadjutor de Sevilha, se celebrará no sábado 17 de janeiro de 2009, às 12h, na Catedral hispalense".