O Escritório de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer que este meio-dia –hora local– o Papa Bento XVI recebeu ao Presidente do Brasil, Luis Inácio Lula Da Silva, com quem tratou diversos temas como a luta contra a pobreza, a promoção dos valores morais e a família, assim como as relações entre a Igreja Católica e o Estado nesse país.

O comunicado explica que o mandatário chegou acompanhado de sua esposa e delegação e que "as cordiais conversas favoreceram um frutuoso intercâmbio de opiniões sobre temas relativos a atual junta internacional e regional. Analisaram-se também alguns aspectos da situação no Brasil, em particular as políticas sociais encaminhadas a melhorar as condições de vida de tantas pessoas necessitadas e marginadas e a favorecer o papel fundamental da família na luta contra a violência e a degradação social".

Do mesmo modo, precisa o texto, "pôs-se de relevo a colaboração entre a Igreja e o Estado no contexto da promoção dos valores morais e do bem comum, não só no país mas também de forma especial em favor da África. A respeito, depois de ter lembrado a grata visita do Santo Padre ao Brasil em maio de 2007 com motivo da V Assembléia Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe em Aparecida, manifestou complacência pela assinatura do acordo entre a Santa Sé e o Brasil, que teve lugar sucessivamente no contexto da mesma visita".

Em um comunicado adicional se indica que o acordo, "que consolida ulteriormente os vínculos de amizade e colaboração já existentes entre as duas partes, consta de um preâmbulo e vinte artigos que regulamentam diversos âmbitos, entre os quais o estatuto jurídico da Igreja Católica no Brasil, o reconhecimento dos títulos de estudo, o ensino religioso nas escolas públicas, o matrimônio canônico e o regime fiscal".

Depois do encontro com o Santo Padre, o Presidente brasileiro conversou com o "Cardeal Tarcisio Bertone, a quem acompanhava o Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados".