O Arcebispo de Santiago de Chile, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, criticou a atitude de muitos economistas de ter apresentado à economia de mercado como “uma ciência intocável” com características de ídolo, pois esta suposta infalibilidade é a que leva periodicamente às crises mundiais.
Durante sua conferência na 86º Assembléia Geral da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), o Cardeal lembrou que “muitos economistas” apresentaram a economia de mercado como “uma ciência intocável, com leis e mecanismos próprios, que não deviam ser influenciados por outras disciplinas”.
Deram-lhe, assinalou, “características próprias de um ídolo: um ser absoluto, de fabricação humana, que devia ser adorado”. “Por isso a suposta infalibilidade da auto-regulação do mercado leva periodicamente à economia mundial a grandes crises”, advertiu.
Diante disto, o Arcebispo explicou que a Igreja propõe a economia “social” de mercado, que inculca “a responsabilidade social da empresa” e põe à pessoa por cima do rendimento trabalhista e o dinheiro.
Em sua conferência, titulada “Rumo à Missão Continental”, o Cardeal Errázuriz se dirigiu aos economistas e empresários católicos e os chamou a ser colaboradores de Deus, quem os “dotou que talentos, de formação e de fé”, para que promovam “integralmente” a todos os homens.
“Aparecida lhe pede ao economista e ao empresário, em um povo de profundas raízes cristãs e católicas, que esta experiência de Igreja seja um fermento nos lugares de trabalho”, expressou.
Missão Continental
Durante seu discurso, o Arcebispo de Santiago também lembrou aos leigos seu compromisso de impregnar de fé todos os âmbitos da vida social, no mundo da política, os meios de comunicação, a economia e a cultura. “Todos os membros da Igreja devem ser missionários”, afirmou.
Nesse sentido, destacou a necessidade de promover o encontro pessoal com Cristo. Explicou que a Missão Continental deve apresentar a Jesus “com toda sua verdade, sua beleza, seu poder e sua bondade”.
“O encontro com Jesus Cristo, esse encontro fiel, vivo e pessoal com Ele, é fonte de água viva que dá vida nova aos discípulos missionários. dela surge o atrativo do testemunho, a generosidade das iniciativas e o ardor missionário”, afirmou.