O Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, chamou os argentinos a não acostumar-se a ser enganados nem a acreditar de que para ingressar em política se deve viver na mentira, pois “uma sã convivência política” exige “fazer a verdade”.
“É tremendo que alguém preparado para brindar esse serviço que a Igreja considera que é um ato de caridade, porque a Igreja fala de caridade política, não o queira fazer ou não o possa fazer por uma espécie de trava moral, por um reflexo de honestidade”, expressou o Arcebispo no programa Chave para um Mundo Melhor, irradiado através da América TV.
Dom Aguer fez este chamado ao relatar um encontro com um jovem que não queria ingressar em política porque para isso “teria que viver na mentira”.
O Prelado indicou que embora “a realidade deveria ser exatamente a contrária”, a experiência faz que “com razão” se pense assim, pois “em nossa vida política falta a verdade” e isso é “uma característica de nossa decadência cívica e cultural”.
Dom Aguer assinalou que quem participa ativamente em política e, com maior razão os governantes, “devem caracterizar-se por sua prudência e a prudência é a capacidade temos de fazer a verdade, de realizar a verdade”. Acrescentou que “só a verdade e o amor podem assegurar uma convivência sã, pacífica, que permita o crescimento de todos”.
Finalmente, o Arcebispo explicou que em política “não se trata simplesmente de nos convencer de um modo superficial de que as coisas podem ser de outra maneira. É evidente que tem que haver gente que se arrisque e que, em meio da mentira generalizada, atreva-se a dizer e a viver na verdade. Também no âmbito político”.