Esta manhã, no Escritório de Imprensa da Santa Sé, apresentou-se a 23º Conferência Internacional do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, que se celebrará do 13 a 15 de novembro no Vaticano e cujo tema é: "A Pastoral na cura das crianças doentes".
O Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, Cardeal Javier Lozano Barragán iniciou a apresentação dando a conhecer algumas cifras globais: "na última década mais de dois milhões de crianças foram assassinadas durante conflitos armados, 6 milhões ficaram aleijados, dezenas de milhares mutilados pelas minas anti-pessoa, enquanto ultimamente foram recrutadas 300 mil crianças soldados. Mais de 4 milhões 300 mil meninos e meninas morreram doentes de AIDS".
Depois de precisar que "a pobreza segue sendo a causa principal das enfermidades da infância", o Cardeal ressaltou que "muitos meninos e meninas e adolescentes estão abandonados a si mesmos. Não há controles para os programas de televisão ou Internet, onde navegam sem nenhum tipo de guia moral. O comércio sexual, a pedofilia, a violência nas escolas, os crimes, as bandas organizadas, são fenômenos que se espalham cada vez mais. Muitas famílias renunciaram a seu dever educativo" e "muitas vezes a educação escolar se reduz a uma mera informação, renunciando à formação autêntica".
Seguidamente explicou que a conferência internacional está dividida em três partes: "Situação", "Reflexão" e "Ação". Na primeira se realizará um diagnóstico da realidade infantil mundial; no segundo se analisará e meditará "quanto afirmam as Sagradas Escrituras e os Pais da Igreja sobre o cuidado das crianças, quais foram esses cuidados na história da Igreja e o testemunho dos Santos que dedicaram sua vida à infância doente", e na terceira parte se proporão as linhas de ação para onfrontar os desafios que este delicado tema comporta.
O Cardeal concluiu afirmando que na conferência participarão "41 especialistas de diversos países que têm uma grande competência no âmbito específico que tratarão".
Além do Cardeal Lozano intervieram também Dom José L. Redrado, O.H., e o Padre Felice Ruffini, respectivamente secretário e subsecretário do mesmo dicastério, Bruna Costacurta, ordinária de Exegese Bíblica da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e Alberto G. Ugazio, coordenador do departamento de Medicina Pediátrica do Hospital Menino Gesú (Roma).