O Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, Cardeal Javier Lozano Barragán, assinalou esta manhã que "certa propaganda jornalística apresentou às células tronco embrionárias como a panacéia a todos os males. Em realidade, até hoje, demonstrou-se que não servem para nada porque não se obteve nenhuma curação com elas".
Assim o indicou o Cardeal ao apresentar a conferência internacional de seu dicastério "A curação pastoral para crianças doentes", ao término da qual assinalou que "das repetidas intervenções dos 'médios' sobre as células tronco embrionárias se colige uma mentalidade estritamente maltusiana porque diminuem os nascimentos nos países pobres".
"Pelo conrário a Igreja defende o conceito de que não se pode usar ao homem como um meio tampouco em seu estágio de embrião. O homem é sempre um fim", precisou o Cardeal.
Por sua parte, o professor Alberto Ugazio, Coordenador do Departamento de Medicina Pediátrica do Hospital Banbino Gesú de Roma, quem também esteve na apresentação, explicou que "no ambiente médico nos encontramos com a insistência dos 'médios' sobre as células embrionárias fetais, sobre as que devo confirmar sua ineficácia".
"Não existe –precisou o médico– um só estudo que diga o contrário. Em vez disso é necessário afirmar que os resultados significativos em uma vasta fila provêm do uso de células tronco provenientes do cordão umbilical, as da pele, ou hepáticas ou de outros órgãos".