A Conferência Episcopal Uruguaia (CEU), chamou os católicos, ao iniciar este novo Advento, a “preparar desde já o presépio de Jesus” como começo da Missão Continental, lançada 9 de novembro.
“Estes dias são oportunos para que a Palavra de Deus nos acompanhe. Sugerimos, como sinal da Missão, colocar a Sagrada Escritura em um lugar destacado, junto ao presépio, e fazer uma leitura freqüente, em família, sobre tudo na festa de Natal, quando celebramos que ‘a Palavra se fez carne’”, expressaram os bispos em uma mensagem ao término de sua Assembléia Plenária Ordinária.
Nesse sentido, a CEU lembrou aos fiéis que Cristo “vem ao nosso encontro” e “nos move a sair levando sua Misericórdia a nossos irmãos afastados, marginados, doentes, encarcerados, necessitados de fé, afeto e comunidade”.
No texto, os prelados lembraram que a Missão Continental nasce do compromisso assumido em Aparecida (Brasil). Este evento, assinalaram, “exigirá-nos aprofundar e enriquecer todas as razões e motivações que permitam converter a cada fiel em um discípulo missionário”.
Finalmente, o Episcopado uruguaio pediu para que Santa Maria, na advocação da Virgem dos Trinta e Três, “acompanhe-nos neste caminho levando a Jesus para que nosso povo tenha vida abundante”.