O Arcebispo de Santiago de Chile, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, assinalou na homilia da Missa que presidiu por aos 11º aniversário da Vigaria para a Família, que esta célula da sociedade ou Igreja doméstica deve construir "seus alicerces sobre a rocha, que é Cristo".
Deste modo o Cardeal ressaltou que “a família, como Igreja doméstica, deve ser um lugar de encontro com Deus, nosso Pai, na qual possamos louvar essa história pessoal com Ele”, na Eucaristia celebrada em 8 de novembro na Catedral Metropolitana de Santiago.
O Cardeal chileno sublinhou logo que "sobre os sentimentos de Cristo e seu amor, a verdade do Pai, a do homem e a verdade da família se constrói a dignidade da vida, da família, dos filhos e da esposa, convertendo o lar em um santuário, em um templo santo de Deus”.
O Arcebispo de Santiago também assinalou que “podemos edificar o templo vivo na família, na comunidade paroquial, em comunidades de trabalho, porque o Espírito Santo nos foi dado, foi entregue em plenitude".
"É importante que colaboremos com Ele fazendo o que o Espírito Santo nos indica, para que a fecundidade de nossa vida passe a ser extraordinária. Podemos ter felicidade, viver com gratidão e, ao mesmo tempo, fazer um bem imenso a este mundo”, precisou.