O Semanário ALVORADA assinalou que o excessivo recorte no orçamento, quase 50 milhões de euros, sofrido pelo programa da direção geral de família de “Atenção à Infância e à Família”, é uma mostra do pouco interesse do Governo pela realidade familiar.
O meio espanhol informou que no ano passado este programa teve uma partida de 63 milhões de euros. Entretanto, para 2009 só se atribuíram 13 milhões e médio.
Do mesmo modo, denunciou que as famílias numerosas também foram afetadas. Explicou que, tomando em conta a inflação interanual de setembro de 2008, (4,5 por cento), estas perderam poder aquisitivo, pois deixaram que perceber mais de 660 mil euros em términos reais.
ALVORADA indicou que este congelamento de partidas afeta a mais de dois milhões de espanhóis; isso, tomando como referência as estatísticas do Ministério de Trabalho, que assinalam que existem mais de 413 mil títulos de famílias numerosas vivos em que cada uma pode ter como mínimo cinco membros.
Estes recortes, indicou, “dá boa amostra das prioridades do Executivo Zapatero na hora de confrontar a 'austeridade' nas contas públicas”.