O Presidente da Comissão da Santa Sé para as Relações Religiosas com o Judaísmo, Cardeal Walter Kasper, destacou que judeus e cristãos "temos a responsabilidade comum de cooperar pelo bem da humanidade, contrastando todo tipo de ato anti-semita, anti-católico e anti-cristão, assim como qualquer outro tipo de discriminação".
Assim o indicou o também Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos na inauguração do 20º Encontro Internacional do Comitê Internacional Judeu Católico que se reune em Budapest, Hungria. Em seu discurso, e como fizesse o Papa Bento XVI depois de rezar o Ângelus no domingo, o Cardeal Kasper lembrou a "noite dos cristais quebrados", em que os nazistas atacaram violentamente aos judeus entre  9 e 10 de novembro de 1938.
Católicos e judeus, disse, devem trabalhar "pela justiça, a solidariedade e a paz, para ajudar aos necessitados e aos fracos, para difundir compaixão e misericórdia em um mundo cada vez mais frio e desumano. Isto não pode ser feito uma só vez, é uma tarefa permanente que cada geração deve retomar sempre".
Em sua intervenção dada a conhecer por L'Osservatore Romano, o Cardeal ressaltou o papel dos jovens no diálogo entre judeus e católicos; e lembrou que a Declaração do Concílio Vaticano II Nostra Aetate "segue sendo o documento base e vinculante para a Igreja Católica" e que será a bússola para o futuro.
"O diálogo não é um esforço secundário, não é uma opção possível, mas sim uma obrigação interior e um dever. O documento conciliar fala do patrimônio espiritual comum de cristãos e judeus e alenta a compreensão e o respeito mútuos, sobre tudo no campo dos estudos bíblico e teológicos", precisou.