O Cardeal Arcebispo de Madri, Antonio Maria Rouco Varela, enviou uma carta dirigida aos sacerdotes com motivo da solenidade da Santa Maria a Real da Almudena, Padroeira de Madri, em que os lembra dos atos programados para comemorar esta festividade, que se celebra na próximo domingo 9 de novembro, e os convida a participar dos mesmos, tanto a eles como a seus fiéis.
Para o Cardeal, a devoção à Virgem da Almudena "faz-se cada vez mais sólida em nossos corações, lares e instituições da Arquidiocese: paróquias, colégios e comunidades cristãs". "Em sua venerada imagem descobrimos o rosto daquela que ao pé da cruz recebemos como último dom de Cristo: sua Mãe e nossa Mãe", assinala.
Em referência à Vigília de oração que se celebrará no dia 8 de novembro na Catedral, o Cardeal assinalou que haverá uma "especial presença de jovens que, sem excluir a outras pessoas, têm uma esplêndida ocasião para manifestar seu amor à Virgem e refletir sobre o sentido da vida e vocação cristãs, e para dar graças a Deus pela especial atenção do Papa Bento XVI ao designar Madri como sede da Jornada Mundial da Juventude em 2011".
Quanto ao lema eleito para este ano, "Bendito o fruto de seu ventre", o Arcebispo de Madri explicou que são as palavras da Santa Isabel à Virgem Maria. "Elogiamos e benzemos à Virgem porque deu a Cristo, fruto de suas vísceras virginais, e porque nos permite dar a Cristo a outros na medida em que vivemos como Ela a atitude de fé e obediência à Palavra de Deus. Imitando a Maria, Mãe e Mestra da vida cristã, Cristo nascerá no coração dos homens e de nossa sociedade graças à palavra e ao testemunho dos cristãos", considerou.
Convida a sacerdotes e fiéis a participar dos atos em honra à Padroeira de Madri, "de forma que toda a Igreja diocesana viva a unidade e comunhão em torno de nossa Mãe", porque "Maria está no centro da vida eclesiástica e Ela nos permite aceder a Cristo". E conclui sua carta encomendando aos sacerdotes a "Nossa Senhora da Almudena".