O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, afirmou que a Igreja tem o desafio de fazer que os mais precisados sintam “que Cristo está perto deles”, pois a ação social, os direitos humanos e a defesa dos pobres, são “uma prioridade para a Igreja de Caracas”.
A três anos de sua nomeação como Arcebispo, o Cardeal assinalou que a Igreja local confronta vários desafios, como o aumento de sacerdotes, a construção de novas Igrejas e obter “uma maior presencia e proximidade entre os mais necessitados de nossa cidade”.
Em entrevista com o semanário A Igreja Agora, o Arcebispo se referiu também à nova evangelização que se realizará de acordo aos compromissos assumidos pelos bispos em Aparecida.
“Convido a todos meus irmãos sacerdotes, religiosos e leigos a participar com entusiasmo nesta ‘Missão Continental Evangelizadora da Igreja em Caracas’ cuja primeira etapa, a nível nacional, terá início em 14 de janeiro de 2009, com ocasião da peregrinação de La Divina Pastora”, expressou.
O Cardeal Urosa agradeceu a Deus pelo ministério a ele confiado, o qual ao mesmo tempo é “um sério compromisso pois o trabalho em Caracas é intenso e complexo”. O Cardeal afirmou que como Pastor deve transmitir a mensagem da esperança cristã em meio da situação violenta que vive a capital e que “provoca uma atitude de certa desesperança, de pessimismo que devemos quebrar, superar”.
“Para mim (ser Arcebispo) é um compromisso de ser melhor cristão e melhor Arcebispo, um compromisso de colaborar com o Papa no anúncio ao mundo de que ‘Deus é amor’”, afirmou.
Nesse sentido, depois de destacar o aumento do número de seminaristas e a melhora de sua formação, o Cardeal convidou “a todos os agentes de pastoral, especialmente aos sacerdotes, a dar um novo impulso à evangelização, a tomar o convite do Papa João Paulo II a realizar uma nova evangelização, ‘nova em seu ardor, nova em seus métodos, nova em suas expressões’”.
“Quero aproveitar esta ocasião para expressar publicamente minha gratidão aos Senhores Bispos Auxiliares, e a todos os sacerdotes, religiosos e religiosas, e a muitíssimos leigos, que com tanto carinho me ajudaram a realizar meu trabalho como Pastor de nossa Igreja de Caracas”, manifestou.