O Arcebispo de Valladolid, Dom Braulio Rodríguez Plaza, assinalou que frente as atuais dificuldades para a transmissão da fé na Espanha atual, os católicos não deveriam simplesmente "espernear" contra o Governo, mas sim expor de novo as perguntas sobre o sentido da existência e mostrar a Cristo como a resposta.

Em uma carta intitulada “Visão positiva das coisas”, o Arcebispo se referiu ao aborto livre, os “divórcios expresso”, os “matrimônios” homossexuais, a investigação com embriões e que “a eutanásia ativa seja considerada um exercício de liberdade”.

Diante desta junta, o Arcebispo perguntou qual deve ser a reação: “Simplesmente o esperneio ou encher-se de indignação para o governo que permite isto? Não seria bom também indagar por que aconteceu isto? Não é hora igualmente de exame de conscientiza?”.

Depois de assinalar que já basta apelar à tradição católica e ao direito natural “para abrir um novo espaço ao anúncio cristão”, o Prelado sublinhou que “necessitamos que homens e mulheres de nossa cidade secularizada tornem a encontrar o cristianismo como um fato presente, que responda a suas interrogantes e desejos”.

“O abandono da tradição católica é um dado consolidado há anos em amplos setores da sociedade espanhola, mais ainda, é um fenômeno em expansão. A debilidade do catolicismo espanhol vem de longe e, talvez, mostra-se agora em toda sua crueldade. Quanto peço a Deus que estejamos à altura das circunstâncias para articular uma resposta adequada no estado atual das coisas!, disse Dom. Rodríguez Plaza.

Neste sentido, o Arcebispo assinalou que “quase deveríamos dar graças a Deus pela situação, se entendêssemos que estamos diante da possibilidade de expor de novo as perguntas importantes pelo sentido da existência”e “mostrar a Cristo, que faz homens e mulheres novos, que são felizes”,

“Descobrir, descobrir… isso é o importante. Descobrir o milagre da vida, o saborear a maravilha do amor cristão, que ama e é solidário com todos, e faz positiva a esta vida”, concluiu o Prelado.