Hoje se inicia no Vaticano o primeiro seminário organizado pelo Foro Católico-Muçulmano, que se dedicará a refletir sobre o tema "Amor de Deus, amor do próximo" e que concluirá no próximo 6 de novembro em um encontro com o Papa Bento XVI.
Este foro foi instituído pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso e por representantes muçulmanos como resultado da carta aberta que dirigiram a Bento XVI 138 líderes islâmicos em 2007 e a carta de resposta a dita missiva do Secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone.
Conforme informa o Escritório de Imprensa da Santa Sé, o seminário se realizará seguindo duas diretrizes: "a primeira se apoiará nos fundamentos teológicos e espirituais e a segunda se centrará na dignidade da pessoa humana e o respeito mútuo. Sobre cada um destes dois assuntos apresentará uma relação da parte católica e outra da parte muçulmana, que servirão de ponto de partida para os sucessivos debates. Participam do seminário 29 pessoas, por cada parte, entre peritos, autoridades religiosas e consultores".
Na quinta-feira 6 às 16:30, hora local, na Pontifícia Universidade Gregoriana se realizará uma sessão pública em que se dará a conhecer a declaração comum aprovada ao final das sessões.