O Secretário do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes, Dom Agostino Marchetto, precisou que "os emigrantes não são somente um problema, mas também um dom para nossas sociedades", em sua intervenção durante o segundo Foro Mundial sobre Emigração e Desenvolvimento, que se celebrou em Manila (Filipinas) de 27 a 30 de outubro; e dada a conhecer hoje.

Em seu discurso de 29 de outubro, o Prelado vaticano afirmou que "toda forma de migração temporânea e circular nunca se deveria considerar um pretexto para evitar o pleno respeito dos direitos dos emigrantes, e concretamente de seu direito à reunificação familiar, ao reconhecimento de sua contribuição ao desenvolvimento, tanto por meio do trabalho como das economias que envia a casa".

"Todo fracasso neste âmbito indicaria uma falta de políticas de integração e cooperação nos países de chegada, assim como de políticas de desenvolvimento nacional naquela de origem", advertiu.

Dom Marchetto assinalou além que "os governos deveriam seguir criando as condições para que a emigração nunca seja a única opção para que as pessoas encontrem um trabalho e vivam uma vida segura e digna.Ddeveriam criar-se maiores ocasiões de trabalho nos países de origem e se deveria evitar toda política de emigração que mine os fundamentos da sociedade, especialmente a família, que é seu núcleo básico. As possíveis vantagens da emigração desvanecem pelos problemas que surgem em particular nas famílias, expostas à desintegração".

"Nos países de acolhida a reunificação familiar é o melhor modo para promover a integração dos emigrantes e eliminar muitos problemas, especialmente os relacionados com a segurança e a ordem pública", adicionou.

Finalmente o Arcebispo sublinhou que "os emigrantes não são somente um problema, mas também um dom para nossas sociedades. Ajudam-nos em nosso trabalho, obrigam-nos a abrir nossa mente, nossas economias e políticas e nos estimulam a procurar novos modelos. Somente juntos poderemos vencer este desafio e abrir nosso mundo ao futuro, do que todos desejamos desfrutar".