O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera, lembrou aos fiéis que a ressureição de Cristo “impulsiona os cristãos a serem dinâmicos e audazes, livres e abertos, despojados da escravidão das coisas e da preguiça presente”.

Durante a Missa dominical na Catedral Metropolitana, o Cardeal precisou que “nossa vida deve ser a vida de um peregrino em contínuo caminho, saindo de um ponto para chegar a nossa cidade definitiva, com etapas intermediárias. Para todos nós é conhecida a simbologia bíblica do ‘estrangeiro’ aplicada ao cristão que vive no tempo e no espaço presente, desejando a volta a sua casa definitiva”.

Segundo o Cardeal Rivera, “o presente é importante e deve ser vivido intensamente” mas “o desejo da casa definitiva nos deve levar a relativizar o presente, sabendo que só há um absoluto e total que é Deus, a quem veremos, não em sinais e imagens, mas sim tal qual é”.

Ao final da Missa, o Arcebispo opinou sobre as eleições presidenciais nos Estados Unidos e expressou sua confiança em que as autoridades “influam para que nossos patrícios e todos os migrantes, não somente os mexicanos, sejam tratados com a dignidade que têm”.

“Uma das obrigações das autoridades é ver por suas gente, velar pelos direitos humanos”, assinalou e recordou que os imigrantes “não são delinqüentes” mas sim “andam procurando trabalho”.