Graças a um convênio de cirurgia gratuita de cataratas com uma importante clínica oftalmológica local, a Arquidiocese do Cusco (Peru) permitiu a recuperação da vista de 147 pessoas de baixos recursos.
A campanha, lançada com a ajuda da clínica “Optilaser” começou o mês de janeiro de 2008 e ao finalizar outubro tinha permitido a recuperação da vista de quase 150 habitantes de zonas rurais do departamento andino do Cusco.
Segundo porta-vozes da Arquidiocese, o “Programa de Atenção Integral Para Cirurgia de Cataratas em Zonas Rurais” é fruto da preocupação da Igreja Católica por atender à população com problemas oftalmológicos e lhes outorgar melhores níveis de vida, que levou a Arcebispado do Cusco e Caritas a destinar um importante orçamento para a implementação do projeto, os gastos operativos e a estadia no Cusco dos beneficiários”.
A Arquidiocese agradeceu a dedicação e generosidade do Dr. Clodomiro Caparó Jara ”quem contribuiu seu profissionalismo e material cirúrgico”.
Durante a execução do projeto se conseguiu operar gratuitamente a pessoas que padeciam enfermidades da vista como o terigium, cataratas e glaucoma. A campanha se estenderá a mais regiões rurais da Arquidiocese antes de fim de ano.