O Arcebispo de Sevilha, Cardeal Carlos Amigo Vallejo, chamou os fiéis a ser coerentes com o Evangelho porque se necessita de uma Igreja diocesana sempre fiel a Cristo e em renovação constante.
Em uma recente carta pastoral, o Cardeal explicou que renovação quer dizer “responder às questões e necessidades que apresenta cada época, cada tempo, cada cultura e lugar, mas sempre tendo em conta o invariável e fecundo depósito da fé cristã, de nosso Evangelho e de nosso Credo”.
O Arcebispo explicou que a Igreja está no meio do mundo e portanto deve participar da cultura e os modos “de ser nesse âmbito no que se vive”.
“Há obrigação de ser leais aos princípios do Evangelho, com uma conduta moral, tão individual como social, que deles emana. Um critério imprescindível, para saber qual deve ser nossa postura ante a sociedade, é a doutrina social da Igreja, da que temos esplêndidos exemplos”, afirmou.
Por isso, chamou os fiéis a conhecer a Igreja e o trabalho que realiza na sociedade.
Do mesmo modo, pediu comprometer-se com seu sustento econômico, pois embora “se deram passos importantes”, são insuficientes.
“Precisamos cuidar nossa Igreja diocesana, nossa comunidade cristã. Tem que chegar o pão da Eucaristia, e necessitamos sacerdotes. Se deve receber o pão da Palavra, e se requer um bom número de catequistas bem formados. Queremos viver e praticar o amor fraterno, e necessitaremos generosos ministros da caridade. Todos fomos chamados no batismo a formar um só povo”, afirmou.