O primeiro encontro do Fórum católico-islâmico surgido da carta aberta “A Common Word” (“Uma Palavra em Comum”) dirigida faz um ano ao Papa Bento XVI por 138 líderes muçulmanos se realizará em Roma de 4 a 6 de novembro e terá como tema precisamente pronunciar a primeira “palavra em comum”, informaram fontes da Santa Sé.

O tema geral do encontro é “Amor a Deus, amor ao próximo”; mas com dois importantes anexos propostos pela Santa Sé: o dos fundamentos teológicos e espirituais e a dignidade humana e o respeito recíproco.

Conforme informa o vaticanista Sandro Magister, do semanário L’Espresso, a agenda “se fixou em mês passado de março por duas delegações reunidas em Roma”. A delegação islâmica esteve composta por Abd al-Hakim Murad Winter, professor em Cambridge (Inglaterra), Aref Ali Nayed, líbio, também docente em Cambridge e membro do Inter-Faith Program desta universidade, Ibrahim Kalin, turco, professor na Georgetown University de Washington (Estados Unidos), Sohail Nakhooda, jordano, diretor de "Islamica Magazine", e o italiano Yahya Sergio Yahe Pallavicini.

A delegação católica esteve representada pelo Cardeal Jean-Louis Tauran, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, por dois membros da cúria romana peritos na matéria –Pier Luigi Celata e Khaled Akasheh– e por dois islamólogos: o Pe. Miguel Angel Ayuso Guixot, Presidente do Pontifício Instituto de Estudos Árabes e Islâmicos, (PISAI), e o jesuíta alemão Christian W. Troll, Professor da Pontifícia Universidade Gregoriana.

Segundo Magister, o Cardeal Jean-Pierre Ricard, Arcebispo de Burdeos (França), lançou “uma idéia muito querida pelo Papa Bento XVI: a necessidade de que os muçulmanos confrontem um caminho semelhante a aquele que levou nos últimos séculos à Igreja Católica a acolher as verdadeiras conquistas do Iluminismo, os direitos do homem e especialmente a liberdade da fé e de seu exercício”.

“A liberdade religiosa –sustenta o Cardeal Ricard– comporta o respeito da liberdade de consciência: a possibilidade de aderir-se livremente a uma religião ou de abandoná-la. Sei que isto é um problema sensível para um bom número de muçulmanos. Mas eu acredito que uma plena integração na sociedade européia implica esta liberdade, assim como é necessário que o princípio de liberdade religiosa tenha um valor recíproco, quer dizer, que seja válido tanto na Europa como nos países muçulmanos”.

O fórum católico-islâmico incluirá o Pe. Troll, pela parte católica e –pela parte islâmica– aos professores Abd al-Hakim Murad Winter e Aref Ali Nayed, ambos os membros do Inter-Faith Program de Cambridge.

A sessão final de 6 de novembro será pública e os participantes serão recebidos pelo Papa Bento XVI.