O Pe. Bernard Digal faleceu no hospital Chennai (Índia), no Estado de Tamil Nadu, depois de um longo padecimento devido às lesões que tinha na cabeça produzidas durante a agressão que sofresse em agosto à mãos de extremistas hindus. Este falecimento se produz quando o Ministro das Relações Exteriores, Shivraj Patil ofereceu uma lei para frear a onda de violência anti- cristã.

Conforme informa L'Osservatore Romano, o Arcebispo deCuttack-Bhubaneswar, Dom Raphael Chenath, afirmou que "o religioso recebeu a coroa dos mártires. morreu por causa da violência dos extremistas hindus. Agora os cristãos em Kandhamal têm um poderoso intercessor nos céus".

De outro lado, o deputado Basudeb Acharya, indicou à agência UCANews que o debate parlamentário para esta lei que procuraria frear a violência o introduziu denunciando como os cristãos foram atacados em Orissa; e que enquanto suas casas eram incendiadas e as pessoas eram assassinadas, a administração do Estado permanecia como uma "espectadora muda".

A seu turno, conforme informa a agência vaticano Fides, o Pe. Mrutyunjay Digal, Secretário do Dom Chenath, assinalou que "durante sua vida o Pe. Bernard mostrou determinação e coragem para testemunhar e morrer por Cristo. Morreu como autêntico cristão, e imediatamente depois da agressão sofrida perdoou a seus inimigos e perseguidores. A todos seus seres queridos vai nosso afeto e nossas orações, para infundir força e ânimo neste momento de dificuldade".