Em um recente comunicado do departamento de pastoral familiar do Episcopado Venezuelano, seu presidente, Dom. Baltazar Porras Cardozo, ressaltou a importância da família para o bem-estar da sociedade posto que nela “se fundamenta e descansa a tecido social”.

O Prelado advertiu que a crescente violência e intolerância de nossa sociedade repercute nas relações entre os membros de qualquer família. “As agressões e distâncias  rompem a comunicação”, disse Dom. Porras Cardozo, acrescentando que “os problemas que nos afligem nos levam a descuidar a amizade, a ‘caridade social’ e a fraternidade humana”.

Se não aprendermos na escola do lar a compartilhar, o egoísmo e o esquecimento dos outros se apoderará de nosso espírito e de nossos comportamentos, ressaltou.

Citando o Papa João Paulo II, o Bispo assinalou que “no matrimônio e na família se constitui um conjunto de relações interpessoais: conjugal, fraternidade, maternidade, filiação; mediante as quais toda pessoa humana fica introduzida na família humana e na família de Deus que é a Igreja".

Dom. Porras Cardozo disse que “fazer da vida familiar um oásis onde repousamos os momentos de cansaço, na horas de descanso, na enfermidade e a saúde é a experiência que todos necessitamos para que o rosto da beleza seja o espelho que reflita a imagem e semelhança de Deus que levamos dentro”.

Ao recordar a São Paulo, advertiu que todos os membros do corpo são importantes. Se um membro fica doente todo o corpo fica doente. “Todos na sociedade carregamos os outros e nos preocupamos com quem não tem um nível de vida digna porque nisso está em jogo nossa humanidade”, concluiu.

Do mesmo modo, o presidente da Conferência Episcopal da Venezuela ressaltou a importância da reflexão e a oração no “núcleo comunitário sobre o que se fundamenta e descansa a tecido social: a família”.