O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, deplorou o assassinato de dois sacerdotes jesuítas em Moscou. Trata-se do russo Otto Messmer, de 47 anos de idade; e do equatoriano Víctor Betancourt, de 42 anos de idade; quem foi encontrados mortos ontem em seu departamento pertencente à Companhia do Jesus no centro de Moscou.

Conforme informa Rádio Vaticano, o Pe. Lombardi, também jesuíta, assinala em uma nota de imprensa que "as investigações da polícia estão em curso" e que "o assassinato violento parece ter sido perpetrado com objetos contundentes".

A nota explica além que "a agressão contra o padre Betancourt se perpetrou, provávelmente, a finais da semana passada" e que "de fato no domingo, este sacerdote não tinha ido celebrar a Missa, como costumava. E pensaram que estava doente. Enquanto que o padre Messmer, que se encontrava na Alemanha, retornou a Moscou na segunda-feira passada. Ao parecer foi assassinado na sua volta. Um irmão jesuíta que vivia em outra comunidade e estava preocupado pelo silêncio destes dois sacerdotes foi até a casa onde residiam, na terça-feira 28 de outubro, encontrou os corpos sem vida e avisou à polícia".

Nesta nota de imprensa o Diretor da Sala de Imprensa indicou também que "o Padre Geral da Companhia do Jesus, Adolfo Nicolás, convidou a todos os jesuítas à oração, ao consolo e à solidariedade para com os irmãos da região russa, tão provada neste momento e manifestou sua vizinhança e a de toda a Companhia aos familiares das vítimas".

Por sua parte, um comunicado da Conferência de Bispos Católicos da Rússia e da Arquidiocese da Mãe de Deus (Moscou) assinala que "a Igreja Católica na Rússia sofreu uma grave perda" com "estes dois pastores ciumentos muito amado pelos fiéis. A Igreja roga a Deus misericordioso para que acolha as almas dos sacerdotes assassinados –Víctor e Otto– na morada dos justos e doe a ambos o Reino dos céus. Do mesmo modo, A Igreja reza por aqueles que cometeram este terrível crime, para que o Senhor lhes conceda a graça do arrependimento".

O comunicado precisa que "o assassinato de uma pessoa é um pecado grave, horrível e quem o comete deve receber o justo castigo" e ressalta que "a Igreja espera que os órgãos da justiça russa estejam em condições descobrir aos criminosos e que o tribunal e a sociedade pronunciem um juízo moral objetivo em relação com estes delitos".

Deste modo informa que hoje às 18h (hora local) "na catedral da Imaculada Concepção da Mãe de Deus, em Moscou, o Arcebispo Paolo Pezzi celebrará uma Missa de sufrágio pelos dois sacerdotes assassinados".