O Senado italiano aprovou por unanimidade uma moção, assinada por todos os grupos políticos, contra a perseguição das comunidades cristãs no mundo, especialmente no Oriente. Este texto unifica além disso as 4 moções que tinham sido apresentadas a respeito.

Conforme informa L'Osservatore Romano, esta moção alenta ao Governo da Itália "a operar em todas as sedes comunitárias e internacionais, assim como no âmbito das relações internacionais bilaterais, para que sejam garantidos os direitos fundamentais das pessoas e a liberdade religiosa; e fique fim à violência e perseguição alimentadas pelo fundamentalismo étnico e religioso nos países ou áreas que fazem parte da crise mundial".

De maneira particular, esta moção precatória a que o Executivo "assuma uma iniciativa que contraste a perseguição que sofrem as comunidades cristãs na Índia, Iraque e outros países por parte de grupos extremistas e fundamentalistas; a promover o reforço do rol internacional da União Européia segundo o modelo cultural, social e institucional de referência para a tutela e a promoção a escala mundial dos direitos humanos e da paz".

Deste modo solicita que se considera "o drama das perseguições como prioritário no âmbito das relações bilaterais e internacionais".

De outro lado e em uma entrevista realizada pelo LOR, o Presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano, tinha expresso seu apoio a que se elevassem as vozes do Ocidente para pôr fim às perseguições.