Os bispos dos Estados Unidos reafirmaram sua defesa do matrimônio natural entre um homem e uma mulher, através de uma série de vídeos emitidos no portal de Youtube, e nos que advertem sobre as tentativas de “certos grupos ou indivíduos” de equiparar as uniões homossexuais ao matrimônio.

A versão em espanhol é dirigida pelo Arcebispo do Santo Antonio, Dom José Gómez, presidente do Comitê de Diversidade Cultural da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB).

No vídeo, o Prelado adverte que estes grupos minoritários procuram redefinir radicalmente o significado do matrimônio, “negando a verdade de que se trata da união exclusiva de um homem e uma mulher”.

“As uniões do mesmo sexo e o matrimônio são realidades completamente diferentes”, esclarece e indica que reafirmar isto não é discriminar nem negar direitos às pessoas com tendências homossexuais, pois “têm direito a ser tratados com respeito e a viver em paz com o apoio de seus seres queridos”.

“Mas é um benefício de todos os membros da sociedade o que a instituição do matrimônio se preserve como a relação entre um homem e uma mulher para servir ao bem comum de forma distintiva”, assinala.

Dom Gómez afirma que “a sociedade necessita o matrimônio a fim de estabelecer e preservar a unidade básica da sociedade”. Advertiu que uma redefinição do matrimônio que inclua as uniões homossexuais trará confusão e “enormes conseqüências legais para a criação dos filhos, a educação pública, o emprego e a liberdade religiosa”.

“Forçará-se aos meninos a aprender que o matrimônio é meramente um tipo de relação amorosa entre muitas outras. As Igrejas não poderão dar testemunho nem ensinar sobre o papel necessário e singular do amor entre um homem e uma mulher”, adverte.

Este vídeo forma parte de uma série de iniciativas promovidas pelo Comitê Especial para a Defesa do Matrimônio, que apóia aos bispos em matéria de educação, catequese, legislação pública e estratégias de comunicação, e suas implicações para a sociedade e a cultura.

O vídeo em espanhol está em http://www.youtube.com/watch?v=IwCAXQhqd-Q

A versão em inglês, dirigida pelo Arcebispo de Louisville, Dom Joseph E. Kurtz, está em http://www.youtube.com/watch?v=Lh_81zsW6U8