Durante a inauguração do Congresso Educativo da Associação Venezuelana de Educação Católica (AVEC), o Cardeal Jorge Urosa Savino, Arcebispo de Caracas, assinalou que a educação católica, ante a atual crise institucional que vive a Venezuela, deve manter sua plena identidade.

“Vocês são parte muito importante da missão da Igreja e da vida atual da Igreja na Venezuela. A educação é um campo essencial e imprescindível de nossa indeclinável missão evangelizadora de anunciar a Jesus Cristo e a vocação dos seres humanos a nos unir com Ele aqui na terra e para toda a eternidade, a vocação a trascendência, que é a única e a plena realização humana”, disse o Cardeal, ao elogiar o trabalho dos educadores católicos venezuelanos.

O Cardeal pôs logo  em destaque alguns aspectos da missão educativa da Escola católica na Venezuela: “a missão educativa do leigo, do religioso, do sacerdote, que realizam o trabalho pedagógico da Igreja, no contexto social e político do momento”.

“Em primeiro lugar –disse o Arcebispo- acredito que é necessário reafirmar nossa identidade católica”. “Vivemos tempos difíceis. Não podemos nos deixar levar pelo relativismo da sociedade moderna, nem tampouco nos mimetizar ante algumas dificuldades que nos coloca o entorno. A proposta educativa da Avec deve ser, sem dúvida, essencial, aberta e decididamente católica, e expressão de sua pertença à Igreja”, adicionou.

O Cardeal Urosa destacou que para cumprir cabalmente a missão da Escola católica, “é importante que quem constitui o corpo docente, sejam, ao menos em sua maioria, pessoas identificadas com nossa fé, com a mensagem de Jesus Cristo, com o caminho existencial do cristão. Que se considerem realmente discípulos e missionários de Jesus Cristo”.

“Neste sentido, estimo necessário que haja uma seleção cuidadosa do pessoal docente, de maneira que o professor, e a professora, que são figuras modélicas, mais do que professores, sejam, elas e eles, testemunhas de Jesus Cristo e da excelsa vocação dos seres humanos a trascendência e à plena realização”, assinalou.

O Arcebispo de Caracas explicou logo que a Escola Católica “deve proporcionar a formação religiosa que os alunos necessitam para viver como batizados”; para o que é necessário “ter em conta duas coisas em nossas escolas: a carga horáaria necessária e as atividades complementares para ministrar essa formação; e a defesa do direito da escola, de qualquer escola a ministrar a educação religiosa escolar como parte do currículo escolar”.

A respeito, o Cardeal lembrou que a proposta de desenho curricular que faça a AVEC deve “manter e defender a inclusão do ensino religioso escolar dentro do currículo e do horário escolar”.

“Deus espera e exige muito da Escola católica. Os Bispos têm muitas esperanças no trabalho que Vocês realizam permanentemente. Faço votos porque este Congresso Educativo arroje muitas luzes sobre o papel da Escola Católica, e o compromisso do educador católico venezuelano nestes tempos de mudança e de dificuldades”, concluiu.