Ao receber esta manhã as credenciáis da nova Embaixatriz do Canadá, Anne Leahy, o Papa Bento XVI destacou as raízes católicas deste país ao tempo que alertou sobre os desafios atuais nos setores da defesa da vida e a família apoiada no matrimônio natural; cuja defesa surge do exercício da verdadeira liberdade.

Em seu discurso, o Santo Padre explicou como as raízes do catolicismo impregnaram na sociedade canadense. "Entretanto, em nossos dias, notam-se mudanças profundas que são visíveis em diversos âmbitos e às vezes preocupam, até o ponto de perguntar-se se não significarem uma regressão na concepção do ser humano. Essas mudanças concernem sobre tudo aos setores da defesa e a promoção da vida e da família apoiada no matrimônio natural", advertiu.

Seguidamente o Pontífice destacou que, nesse contexto, "uma cultura da vida poderia alimentar novamente o conjunto da existência pessoal e social do Canadá. Para isso, acredito que é necessário definir de novo o sentido do exercício da liberdade, percebido cada vez mais como um valor absoluto, um direito intangível do indivíduo, ignorando a importância das origens divinos da liberdade e de sua dimensão comunitária".

"Segundo esta interpretação somente o indivíduo pode decidir e escolher a fisionomia, características e finalidades da vida, da morte e do matrimônio", alertou.

Depois de precisar que "a verdadeira liberdade se apóia e se desenvolve em último lugar em Deus", o Papa sublinhou que esta "é um dom que é possível acolher como germe para que amadureça de forma responsável e enriqueça à pessoa e à sociedade".

Por isso, destacou, "o exercício dessa liberdade implica a referência a uma lei moral natural, de caráter universal, que precede e unifica todos os direitos e os deveres. Nesta perspectiva, queria manifestar meu apoio a todas as iniciativas dos bispos do Canadá em favor da vida familiar e portanto da dignidade do ser humano".

Finalmente o Santo Padre se referiu às escolas católicas no Canadá. "Graças a sua contribuição na transmissão da fé às novas gerações, as preparando ao diálogo entre os diferentes componentes da nação, cumprem uma exigência constante da missão da Igreja, pelo bem de todos, e enriquecem o conjunto da sociedade canadense", concluiu.