Ao receber nesta sexta-feira no Vaticano o Primeiro Ministro da Eslovênia, Anton Rop, o Papa João Paulo II chamou a este país balcânico independente da ex-Iugoslávia a manter os princípios cristãos de suas raízes.

“A Eslovênia quer contribuir com o compromisso comum de fazer da Europa uma verdadeira família de povos em um contexto de liberdade e cooperação recíproca, salva-guardando ao mesmo tempo sua identidade cultural e espiritual”, disse o Pontífice.

O Santo Padre referiu-se então à recente incorporação da Eslovênia na União Européia e destacou sua certeza de que essa nação oferecerá ao continente “uma contribuição eficaz porque pode se referir sempre a seus valores cristãos, que constituem parte integral de sua história de sua cultura. Que seja sempre fiel a estes valores!”.

O encontro de Rop e sua delegação com o Santo Padre  deu-se após o intercâmbio de instrumentos de ratificação realizado mais cedo com o Cardeal  Ângelo Sodano, Secretário de Estado e o primeiro ministro esloveno do Acordo entre a Santa Sé e a Eslovênia sobre algusn temas jurídicos, assinado em Lubliana em 14 de dezembro de  2001.

Trata-se de um acordo, que como lembrou o Papa, “atesta o compromisso da  República eslovena de manter boas relações com a Sé Apostólica”.

“Deus ajude o povo esloveno a progredir constantemente pelo caminho do desenvolvimento e da paz”, concluiu o Pontífice.