A anunciada viagem de Bento XVI a África no próximo ano marcará o 40 aniversário da primeira visita de um Papa a este continente, quando Paulo VI visitou Uganda de 31 de Julho a 2 de agosto de 1969.

Assim o indica L'Osservatore Romano, que além disso explica que aquela visita serve para a "consagração do Santuário de Namugongo dedicado a São Carlo Lwanga e seus 21 companheiros mártires: eram servidores e funcionários do rei de Uganda convertidos ao catolicismo e assassinados por essa razão.. Entebbe e Kampala foram as outras etapas daquela histórica visita, a que qual seguiram outras 13 visitas do Juan Pablo II".

Com sua próxima visita a Camarões e Angola, o Papa Bento S XVI "será então o terceiro Papa em pisar chão africano. Será a 15a. viagem de um Pontífice a essa terra marcada pelos dramas e os sofrimentos, mas também animada pelo desejo de resgatar a esperança. Um retorno atual, dado que a última viagem pontifícia ocorreu em 1998, quando João Paulo II visitou a Nigéria, de 21 a 23 de março".