O Papa Bento XVI destacou que seu predecessor, o Servo de Deus João Paulo II "acolheu virtualmente em cada um de seus documentos, e mais ainda em suas decisões e em seu comportamento como pontífice, as instâncias fundamentais do Concílio Ecumênico Vaticano II, chegando a ser deste modo um qualificado intérprete e uma testemunha coerente".

Assim o indicou o Santo Padre em uma mensagem com motivo do Congresso Internacional "O Vaticano II no pontificado de João Paulo II", inaugurado hoje em Roma. No texto Bento XVI destacou que o Papa Wojtyla "preocupou-se constantemente de dar a conhecer quais podiam ser as vantagens da acolhida da visão conciliar, não só para o bem da Igreja, mas também para o da mesma sociedade civil e das pessoas que trabalham nela".

Depois de lembrar que hoje se celebram 50 anos da eleição do João XXIII, o Papa que convocasse ao Concílio Vaticano II, Bento XVI precisou que os documentos deste importante evento eclesiástico "não perderam sua atualidade com a passagem dos anos; ao contrário, seus ensinamentos se revelam particularmente pertinentes ante as novas instâncias da Igreja e da atual sociedade globalizada".

No texto, enviado ao Ministro Geral dos Frades Menores Conventuais e Grande Chanceler da Pontifícia Faculdade Teológica São Boaventura, Padre Marco Tasca, o Papa assinalou que "todos somos realmente devedores deste extraordinário evento eclesiástico".

Seguidamente precisou que "a múltipla herança doutrinal que encontramos em suas constituições dogmáticas, nas declarações e nos decretos, estimula-nos ainda a aprofundar na Palavra do Senhor para aplicá-la à Igreja hoje, tendo em conta as numerosas necessidades dos homens e das mulheres do mundo contemporâneo, tão necessitado de conhecer e experimentar a luz da esperança cristã".

Finalmente Bento XVI sublinhou que São Boaventura, Bispo e Doutor da Igreja que vivesse no século XIII, "com a riqueza de seu pensamento pode oferecer chaves de leitura ainda atuais com as que aproximar-se dos documentos conciliar para achar respostas satisfatórias aos numerosos interrogantes de nosso tempo".

O mencionado Congresso é organizado pela Faculdade de Teologia São Boaventura e o Instituto de Documentação e de Estudos do Pontificado de João Paulo II.