O Cardeal Francisco Robles Ortega, Arcebispo de Monterrey, em entrevista feita pelo jornalista de Notimex, Andrés Beltramo Alvarez, fez um chamado à consciência dos narcotraficantes e os convidou a mudar de vida.
O Cardeal assinalou na entrevista que “aproveito a ocasião, para fazer um chamado à sua consciência, porque o bem está no fundo da consciência do homem e o chama, que ponham atenção a este chamado e que retifiquem seu caminho”.
Do mesmo modo, em referência à violência que se vive no México, o Cardeal Robles admitiu o “momento difícil” que vive o país e assinalou que “infelizmente o clima de insegurança se manifestou nos últimos meses”.
O Cardeal convidou aos cidadãos a “esperar nas autoridades e na participação co-responsável da sociedade para sair adiante”.
“Tenhamos primeiro confiança na providência de Deus e também confiança nas autoridades que saberão dirigir os esforços nacionais para superar a crise que aflora de muitas maneiras”, acrescentou.
Do mesmo modo, o Cardeal Robles lembrou que os narcotraficantes “embora se declarem católicos, vivem à margem de qualquer comunhão com a Igreja, portanto o fato de uma excomunhão pública lhes significa pouca coisa, eles de por si estão fora”.