Com ocasião da Semana Nacional da Família que se celebra em todas as jurisdições eclesiásticas da Venezuela de 2 a 9 de novembro, o Episcopado anunciou que o tema do “Abraço em Família” deste ano será “A Família, Formadora de Valores Humanos e Cristãos”, em comunhão com a temática a desenvolver-se no VI Encontro Mundial das Famílias, que se realizará no México de 13 a 16 de janeiro de 2009.
“Com este lema pretendemos que a família aprofunde sobre sua identidade de ser família, onde o ser humano tem o direito à vida, a desenvolver-se, a formar-se e aprende a viver em Comunidade através dos valores humanos e cristãos onde se projeta para a sociedade”, explicou o Pe. Antonio J. Velázquez, Diretor Executivo do Departamento de Pastoral Familiar e Infância da CEV.
O Departamento preparou material para os agentes de pastoral familiar que consta de pôster, itinerário, guia do facilitador, CD e manual para crianças. O material oferece 5 temas para oficinas ou reuniões de reflexão sobre o lema. Cada tema contém uma iluminação bíblica, uma reflexão para aprofundar e umas perguntas orientadoras para o diálogo.
Por sua parte, Dom Ramón Antonio Linares Sandoval, Bispo de Barinas  e Presidente da Comissão, enviou uma mensagem aos católicos da Venezuela no que assinala que “nos preocupa a perda bastante geral da capacidade de reta valoração racional, espiritual e se usa como única guia de valoração o sensorial, o proveito material, o que conduz a relativização dos valores”.
“A família, a sociedade, a escola, constituem o meio natural para a transmissão dos valores próprios da pessoa humana, criada para viver em família e em sociedade”, adiciona o Prelado.
Dom Linares lembra que “a maioria dos valores que servem para guiar a conduta humana, se não todos, são valores adquiridos e se adquirem basicamente na família. Com toda razão a Igreja a qualificou como a primeira e insubstituível escola, dai que o grande esforço da pastoral familiar consista em restituir à família a capacidade transmissora de valores”.
“Se o objetivo é recuperar ou robustecer a capacidade da família como educadora de valores, estimulemos a todos: pais, mães, mestres e agentes de pastoral familiar um trabalho mancomunado durante toda esta semana dedicada à família”, conclui.