Ao concluir a maciça peregrinação com ocasião da celebração de Nossa Senhora da Altagracia, o Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, Arcebispo de Santo Domingo, assinalou que a piedade filial Mariana constitui a essência da identidade dominicana.
O Cardeal sustentou recentemente um duelo verbal com uma seita evangélica que solicitou a declaração de inconstitucionalidade do concordato que rege as relações entre o país caribenho e a Santa Sé. O pedido foi rechaçado pela Tribunal Supremo de Justiça.
“Aos irmãos cristãos aos que o nome de Maria lhes provoca urticária, digo-lhes que sem a Virgem de  Altagracia não existiria a identidade da República Dominicana”, disse o Cardeal López Rodríguez ao concluir a maciça Caminhada Mariana encabeçada pelo Bispo Auxiliar, Dom Paulo Cedano.
A Caminhada Mariana contou com uma importante presencia de jovens, que se congregaram na Praça Espanha para escutar a mensagem do Cardeal.
A Caminhada Mariana, disse o Cardeal, “além de ser uma amostra de amor a Maria e de concluir o mês do Rosário, também mostra a preocupação da Igreja pelo rumo que leva a sociedade dominicana”.
“Maria, viva expressão de nossa identidade, protege e defende a seu povo dominicano”, disse o Cardeal, citando o lema da marcha. “Com este lema e em conexão com o plano arquidiocesano de pastoral se ressalta o valor de nossa identidade como povo dominicano, em que Maria é parte constitutiva e essencial, de tal maneira que não se pode falar de nossa idiossincrasia nacional sem falar dela”, adicionou.
As palavras do Arcebispo do São Domingo foram respondidas por uma salva de aplausos das dezenas de milhares de fiéis presentes.