Com ocasião da oração do Ângelus neste domingo ao meio-dia na praça São Pedro, o Papa João Paulo II disse que no sacramento eucarístico encontra seu auge a oração pelos defuntos.

Depois de recordar que “a piedade popular dedica o mês de novembro à lembrança dos fiéis Defuntos”, o Santo Padre indicou que “rezamos por eles com confiança, sabendo que -como afirma Jesus no Evangelho de hoje- Deus ‘não é de mortos, mas sim de vivos, porque para ele todos vivem’”.

“Ele permanece fiel à aliança estabelecida com o homem, aliança que nem sequer a morte pode romper”, disse o Papa antes de rezar a oração Mariana junto a milhares de peregrinos presentes na praça vaticano.

“Este pacto, selado na Páscoa de Cristo, faz-se constantemente atual no sacramento da Eucaristia. Nela, portanto, encontra seu auge também a oração pelos defuntos”, explicou o Pontífice.

“Ao oferecer por eles a Santa Missa, os fiéis apóiam sua purificação última. Ao aproximar-se com fé à santa comunhão, reforçam os vínculos de amor espiritual com eles”, referiu.

Ao concluir sua intervenção, o Papa pediu à Virgem María que interceda “por todos nossos queridos defuntos, e reforce em nós, peregrinos na terra, a fé na ressurreição final, da qual o sacramento da Eucaristia é objeto”.