O Bispo de Sigüenza-Guadalajara (Espanha), Dom José Sánchez, inaugurou nesta quinta-feira a Casa de Espiritualidade "Maria Mãe", um centro que acolherá aos diversos grupos católicos que solicitem a realização de exercícios espirituais, convivências e encontros pastorais.
O novo complexo arquitetônico também acolherá as jornadas mensais de formação permanente dos sacerdotes da diocese; e oferecerá uma vez ao mês um "dia de deserto", dedicado à adoração e o silêncio, e destinado a religiosos, sacerdotes e laicos.
O novo local conta com um salão de conferências para cem pessoas e um refeitório para outras tantas; tem também uma capela-oratorio para 50 pessoas, três salas de reuniões, dois escritórios, espaços para o passeio, 25 habitações duplas e um amplo estacionamento. Em total, a casa ocupa uma superfície construída de mais de 1.000 metros quadrados.
O financiamento da obra foi possível graças à venda que a Igreja executou de um imóvel que possuía no centro da capital regional, e que no passado acolhia o antigo centro de formação profissional feminino "Maria Mãe", fundado nos anos 40 pelas mulheres de Ação Católica, e de que tomou o nome.
Ação Católica cedeu o imóvel à Diocese faz 10 anos.
Durante a inauguração e bênção, Dom Sánchez expressou seu desejo de que a nova Casa de Espiritualidade se converta em “um instrumento útil para a reflexão dos católicos, que sirva para cultivar a vida grupal das comunidades cristãs”. Também disse que o centro deve servir para que “o aprendido em seu interior saia logo para fora, à sociedade”.