O Bispo de Porto Iguazú (Argentina), Dom Marcelo Raúl Martorell, assinalou aos fiéis argentinos que devem participar das tarefas civis especialmente no ambiente político; e qualificou de “omissão grave” o abster-se de intervir nos ambientes seculares.
“A Igreja convida a todos a participar da política, e nas tarefas seculares, sendo para os fiéis laicos uma omissão grave abster-se de ser presença cristã efetiva em seus ambientes”.
O Prelado sublinhou além que “o seguimento do Jesus Cristo implica sempre um compromisso com a verdade e o amor ao próximo, com o desejo de fazer crescer e transformar a sociedade em que vivemos em uma sociedaee mais justa e evangélica, até que o Senhor volte”.
Do mesmo modo, Dom Martorell insistiu em que o cristão deve manter “a defesa da liberdade de todos os homens de honrar a Deus por cima de toda lei ou autoridade política”; e sustentou que deve estar convencido de que “Deus pode valer-se também das situações políticas mais adversas e irreligiosas para realizar a história da salvação”.
“Tenhamos sempre presente esta realidade e esperemos com confiança os planos do Senhor da história e da vida que sabe intervir no momento oportuno em ordem à salvação. Roguemos a Maria Muito santo que interceda diante de o Jesus para que pela luz do Espírito do Jesus saibamos ler rectamente a história presente em nossas vidas”, concluiu o Prelado.