O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, destacou o amor que o falecido Cardeal Rosalío Castillo Lara teve pela Venezuela, e alentou aos fiéis a seguir seu exemplo para ser “decididos e firmes na construção de uma Pátria grande, livre e fraterna, pelos caminhos da justiça e da paz”.
“Seus últimos anos transcorreram em meio de grandes lutas pela justiça e a paz na Venezuela, que lhe acarretaram dificuldades e ataques de toda índole, devido à intolerância de quem não consente dissidência alguma”, lembrou o Arcebispo de Caracas durante a Missa pelo primeiro aniversário da morte do Cardeal Castillo Lara.
Acrescentou que apesar dos ataques, o Cardeal “manteve sempre uma posição indeclinável e corajosa, de caudilho da verdade, e da justiça, em defesa da liberdade e o bem comum de todos os venezuelanos. Sua longa e frutuosa existência esteve cheia de êxitos ao serviço de Deus, da Igreja e da Venezuela”.
O Arcebispo assinalou que seu lema episcopal “Misericórdia et veritas” (misericórdia e verdade), mostra “seu empenho pela bondade e seu serviço indeclinável à verdade, em meio das dificuldades e apesar das contradições”.
Nesse sentido, lembrou as obras de caridade que realizou ao seu redor na Venezuela em 1997, “com recursos de seu próprio pecúlio e com ajuda de muitos amigos”, na terra de seus avós, na Guiripa.
Finalmente, o Cardeal Urosa chamou a orar para que o Senhor “nos conceda muitas e santas vocações, homens e mulheres que, como o Cardeal Castillo Lara queiram seguir a Jesus Cristo no sacerdócio ou na vida consagrada”.