O Cardeal Andrea Cordero Lanza di Montezemolo, quem assinou por parte a Santa Sé as relações diplomáticas com o Israel, declarou à imprensa "a título pessoal" que “certas intromissões” no processo de beatificação do Papa Pio XII “aborrecem”.
Conforme informou a agência Ansa, o Cardeal fez estas declarações aos jornalistas durante um encontro para ilustrar os programas sobre as cartas de São Paulo como parte das celebrações do Ano Paulino.
O Cardeal se referiu às insólitas declarações do ministro para as questões sociais israelense, Yitzhak Herzog, quem considerou “inaceitável” a eventual beatificação do Pontífice em uma entrevista ao jornal Haaretz.
Segundo o Cardeal Montezemolo, atualmente arcipreste da Basílica de São Paulo, na polêmica sobre a beatificação de Pio XII a "Santa Sé tem uma atitude responsável mas certas intromissões nas coisas internas da Igreja aborrecem".
"São julgamentos externos, o Papa é sensível, escolheu um momento de reflexão, mas não se deve incomodá-lo com declarações para obrigá-lo em um modo ou em outro", adicionou e pediu que “cada um tenha responsabilidades no âmbito de suas competências”.