A associação internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) apresentou hoje seu Informe sobre Liberdade Religiosa no mundo, no que se precisa como em mais de 60 países existem distintos graus de violações a este direito; especialmente em algumas nações da Ásia.
Este relatório, apresentado em Roma pelo Presidente de AIN, o Pe. Joaquín Alliende, precisa como existem alguns países aonde há "graves limitações à liberdade religiosa" como no Butão aonde "embora a lei prevê a liberdade religiosa, de fato o governo limita este direito frente às religiões que sejam distintas ao budismo que é a religião do Estado".
Neste documento também se trata a grave situação da Índia nos últimos dois anos, aonde a Constituição reconhece a liberdade religiosa. O texto precisa que "nos anos 2006 e 2007 se aprovaram leis anti-conversão, que em geral foram uma espécie de apoio sistemático de alguns governos locais e outros poderes públicos às atividades dos nacionalistas hindus contrários à liberdade religiosa".
Com a publicação deste informe, AIN "espera gerar nos países nos que não está garantida a liberdade religiosa, um processo de tomada de consciência entre os governantes e os líderes religiosos que contribua a melhorar as condições de vida de milhões de seres humanos que vêem negado seu direito mais íntimo e profundo".