O Núncio Apostólico no México, Dom Christopher Pierre; e Dom Miguel Angel Alba Díaz, Bispo de La Paz, inauguraram nesta cidade mexicana o projeto KUNI, um ambicioso programa para a acolhida, atenção e recuperação de dependentes da droga de uma perspectiva humanista cristã.

A iniciativa, conforme explicou a Presidenta municipal de La Paz, Rosa Delia Cota Montaño, permitiu unir esforços das autoridades locais, o governo do estado e a Igreja Católica local para estabelecer um centro de internamento que tenha como objetivo iniciar o processo de deshabituação da pessoa que padece de vícios "mediante o reconhecimento de seus valores pessoais, familiares, espirituais e trabalhistas".

O projeto inclui o estabelecimento na paróquia local de Nossa Senhora do Auxílio, de um centro urbano que complemente o trabalho do centro de internamento, onde se realizem eventos de prevenção entre a população e se promova a sobriedade através da educação e acompanhamento "realizado com amor, integridade, perseverança e espírito de serviço".

"A caridade só é autêntica, quando é desinteressada e gratuita, quando não se busca lucrar com ela para obter outros objetivos, quando não está ao serviço de estratégias mundanas nem se usa como simples tática de proselitismo para ganhar clientela política ou religiosa", assinalou Dom Alba Díaz, ao elogiar a iniciativa.

"O amor, em sua pureza e gratuidade, é o melhor testemunho que podemos dar a Deus no que acreditam e desde esta convicção nos comprometemos a servir a todos, sem discriminar a ninguém por sua filiação política ou religiosa e sem tratar de impor a ninguém nem direta nem indiretamente, nossa fé", assinalou, por sua parte, a Presidenta municipal.

"Queremos colocar este projeto ao serviço das pessoas que sofrem a dependência e de suas famílias; queremos colaborar, na medida de nossas possibilidades, com o bem comum da sociedade da que formamos parte; queremos somar nossa moderna contribuição ao inegável esforço das autoridades e de muitas outras pessoas que estão comprometidas nesta tarefa, que reclamam a participação de todos", adicionou.

Finalmente, Cota Montaño pediu "a bênção do Senhor nosso Deus para que recompense a todos os que trabalharam e feito possível este projeto: autoridades, sacerdotes, empresários, sicólogos, médicos e apóstolos seculares, entre outros muitos".