A Sala de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer nesta quinta-feira o texto íntegro da mensagem enviada pelo Secretário de estado Cardeal Tarcisio Bertone em nome do Papa Bento XVI ao Card. Jorge Mario Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires, com ocasião do evento comemorativo recentemente organizado pela Pontifícia Universidade Católica Argentina  com ocasião do 30° aniversário da mediação do Papa João Paulo II entre a Argentina e Chile.

O texto íntegro da mensagem assinala:

Com motivo da Jornada dedicada "A 30 anos da Mediação de sua Santidade João Paulo II no discrepância austral entre a Argentina e Chile. Os frutos da paz (1978-2008)", organizada pela Pontifícia Universidade Católica da Argentina de Buenos Aires em 16 outubro, o Santo Padre deseja fazer chegar uma afetuosa saudação aos participantes nesse solene acontecimento.

As celebrações programadas querem recordar a mediação pontifícia que contribuiu a resolver uma controvérsia, que corria o risco de converter-se em um conflito, e refletir sobre os frutos de paz que dela derivaram até nossos dias.

A lembrança dos acontecimentos de faz trinta anos está indissolúvelmente unido à amada figura do Papa João Paulo II e à destacada obra de seu Delegado especial, o Cardeal Antonio Samorè, ambos os dois muito comprometidos na busca da paz e da concórdia entre os povos argentino e chileno, unidos desde séculos por sólidos vínculos de fé e solidariedad. É obrigação também mencionar ao Card. Agostino Casaroli e a seus colaboradores que, depois da morte do chorado Card. Samorè, finalizaram os trabalhos da mediação, até conseguir a assinatura de uma declaração conjunta de paz e de amizade, que teve lugar no Vaticano em 23 de janeiro de 1984. Foi um exemplo admirável de construção da paz através da via mestra e sempre atual do diálogo, que tem come finalidade não a supremacia da força e do interesse, porém a afirmação de uma justiça equânime e solidária, fundamento seguro e estável da convivência entre os povos.

A trinta anos do acontecimento a mediação de Beagle continua sendo um exemplo que se pode pôr para chamar a atenção da Comunidade internacional, já que mostra, junto à paciência e à responsabilidade das partes implicadas, como em todas as controvérsias o diálogo não prejudica os direitos, senão que amplia o campo das possibilidades razoáveis para resolver as divergências. É necessário, portanto, seguir recorrendo à diplomacia e a seus métodos de negociação, que tomam sua força da bagagem moral dos povos, lhes dando confiança para garantir a paz, a segurança e o bem-estar. As novas gerações, tendo presente as lições da história, antiga e recente, estão chamadas a olhar ao futuro com olhos de esperança e a comprometer-se na realização da civilização do amor, da qual João Paulo II foi profeta, embora não sempre fora escutado.

Enquanto deseja que a iniciativa contribua a reforçar os vínculos de paz e amizade entre os povos irmãos da região, o Santo Padre invoca sobre todos os participantes nessa Jornada abundantes obrigado divinas e dá cordialmente às queridas populações argentina e chilena, como sinal de sua paterna solicitude, a Bênção Apostólica.

Nesta feliz circunstância, me unindo aos desejos do Santo Padre, aproveito a ocasião para lhe reiterar, Senhor Cardeal, os sentimentos de minha consideração e estima em Cristo.

Tarcisio Cardeal Bertone

Secretário de estado de Sua Santidade