Um sacerdote de Madhya Pradesh denunciou que um grupo de vândalos botou fogo a uma igreja católica na localidade de Bhopal e a providencial chegada de um grupo de religiosas impediu que o templo se reduzira a cinzas.

Às 05.15 horas locais de hoje, um grupo de Irmãs do Sagrado Coração que trabalha na zona chegou ao templo e encontrou a fumaça. As religiosas deram parte à polícia e os bombeiros apagaram o fogo.

O sacerdote Siju John, pároco assistente, declarou que os vândalos incendiaram o templo a primeiras horas do dia, utilizando uma substância inflamável para queimar a porta do templo. O fogo também afetou parcialmente o tapete da igreja.

O Bispo de Satna, Dom Mathew Vaniakizhakkel, deplorou que as autoridades não considerem que se trate de um fato grave, demandou segurança para os cristãos e pediu aos fiéis rezar pelos agressores.

Conforme informou o sacerdote Anand Muttungal, porta-voz da Igreja em Madhya Pradesh, "a comunidade local sente que o ataque forma parte da estratégia dos fundamentalistas hindus para dividir aos cristãos e a maioria hindu, apresentando à comunidade como proselitistas".

"Queremos proteção e uma ação para deter os culpados", indicou e explicou que estas profanações são graves.

Na gestão do atual Governo se registraram mais de 170 incidentes de ataques contra pessoal eclesiástico, instituições e lugares de culto.