O Semanário “Da Fé” da Arquidiocese de México dedicou uma dura nota editorial rechaçando a proposta apresentada à Assembléia Legislativa do Distrito Federal pelo deputado Víctor Hugo Círigo do PRD –o mesmo partido que legalizou o aborto– que busca legalizar o consumo de maconha.
“O narcotráfico e a corrupção no México são uma vergonha” e por isso pretender legalizar a maconha no Distrito Federal é uma ação “inoportuna e insensata”, assinalou o semanário.
Da Fé fustigou também a quem “se tem caracterizado por sua linha legislativa carente de valores morais e éticos em suas propostas pensando que assim são mais modernos”.
“Como é possível que encontremos legisladores que se atrevem a propor a legislação das drogas? Como é possível tanta falta de reflexão e profundidade perante um problema humano tão grave?”, perguntou-se o semanário da Arquidiocese; ao argumentar que “no momento de autorizar o consumo das ‘drogas ligeiras’ o único que se faz é abrir a porta às demais drogas”.
Finalmente, o semanário solicitou dos legisladores “um compromisso mais claro” e “sensatez legislativa”; ao mesmo tempo que elogiou o esforço do Presidente da República, Felipe Calderón, e do Exército por fazer “sua parte para defender à sociedade mexicana da ameaça do narcotráfico”.