O Papa João Paulo II recordou esta manhã que a vida espiritual é a “alma de toda iniciativa apostólica” ao receber aos participantes no Capítulo Geral dos Agustinianos Recoletos.

“A vida espiritual profunda, tão vinculada em sua tradição à observância e a contemplação, à interioridade e busca incansável de Deus, é sempre o ponto de partida da autêntica renovação e a alma de toda iniciativa apostólica”, assinalou o Pontífice.

Do mesmo modo, sublinhou que "o progresso na vida sobrenatural, cimentado na oração assídua e a participação nos sacramentos, é uma premissa fundamental para uma ação apostólica frutuosa”.

“Em particular a Eucaristia, que é presença real de Cristo mesmo na história humana. É também 'fonte e epifania' dessa comunhão fraterna que deve reinar em suas comunidades e ser uma mensagem vivente de concórdia em um mundo dominado freqüentemente pela rivalidade e o conflito”, indicou.

O Santo Padre agradeceu aos Agustinianos Recoletos "pelo testemunho de vida como consagrados e pela atividade apostólica levada a cabo nos 18 Países de três continentes" onde estão presentes.

Depois de destacar que o Capítulo "é um momento decisivo para a vida da Ordem", o Santo Padre assinalou que é também "expressão eminente da unidade que deve reinar entre todos religiosos em torno de uma mesma vocação e missão na Igreja".