O Prefeito Emérito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins, assinalou que os novos beatos e pais da Santa Teresinha do Menino Jesus, Louis Martin e Zélie Guérin, são "duas testemunhas do amor conjugal" que educaram a seus filhos solidamente na fé cristã; convertendo-se assim em exemplo para os casais cristãos.

Diante das mais de 15 mil pessoas que assistiram à Missa de Beatificação celebrada na Basílica dedicada a Santa Teresinha em Lisieux, França, o Cardeal indicou que a exemplaridade deste casal de esposos deve estimular aos cristãos a uma cotidiana prática das virtudes ao interior das famílias para que também os filhos "canalizem sua atenção para a fé cristã".

O Cardeal português precisou logo como a Igreja "não admira somente a santidade da vida" dos pais de Santa Teresinha senão também "reconhece neste casal a santidade eminente da instituição do amor conjugal, assim como a concebeu o mesmo Criador".

"Qual é o segredo de seu êxito em sua vida cristã?", questionou o Cardeal; e respondeu: "caminharam junto a Deus em busca da vontade do Senhor" e para estar seguros de cumprir seu plano olharam sempre à Igreja "perita em humanidade, procurando conformar-se em todos os aspectos de sua vida aos ensinamnetos da Igreja". "serviram primeiro a Deus no pobre, não por simples generosidade, nem justiça social, senão simplesmente porque o pobre é Jesus. Servir ao pobre é servir a Jesus e lhe dar a Deus o que é Deus", acrescentou.

Ao referir-se logo aos 19 anos de matrimônio que compartilharam, o Cardeal sublinhou como os pais da Santa Teresinha "viveram as promessas de seu matrimônio na fidelidade mais absoluta, na consciência da indissolubilidade de seu legado, na busca da fecundidade de seu amor, na alegria como na dor, na saúde e a enfermidade" e explicou que tudo isto foi um dom para suas filhas. "Entre elas, admiramos particularmente a Teresinha, obra mestra da graça de Deus e obra mestra do amor de seus pais para os filhos".

Logo depois de explicar como Louis aceitou com fé e esperança a morte de Zélie a causa do câncer; e como confrontou sua própria morte da mesma forma, o Cardeal se referiu à celebração de sua beatificação no dia em que a Igreja celebra a Jornada Mundial das Missões.

"Eles são um exemplo de missionários. Por isso o Papa quis que fossem proclamados beatos nesta jornada tão querida para a Igreja universal: quis unir aos mestres Louis e Zélie a sua discípula Teresa, sua filha, quem se converteu na Padroeira das Missões e Doutora da Igreja".

O Cardeal Saraiva também comentou que "quando li a carta apostólica do Papa pensava em meu pai e minha mãe, e neste momento, queria que vocês também pensem em seu pai e sua mãe e que juntos demos graças a Deus por nos haver criado e feito cristãos graças ao amor conjugal dos nossos pais".

Entre os participantes na cerimônia de beatificação se encontrava Pietro Schiliro, um menino italiano de Monza, cuja curação inexplicável em 2002 foi atribuída à intercessão dos pais de Santa Teresinha.