A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) anunciou esta quinta-feira durante uma roda de imprensa em que apresentou dois livros e um vídeo sobre os processos de beatificação de mártires da Guerra Civil espanhola, que se encontram em processo 800 causas mais de mártires da barbárie ocorrida entre 1936 e 1939.

Durante a apresentação do novo material, Dom Martínez Caminho revelou que a CEE tem em marcha mais de 800 beatificações "destas, 47 estão já no Vaticano, onde estão sendo estudadas pela Congregação para a Causa dos Santos".

"O processo de beatificação serve para homenagear às vítimas que foram torturadas em perseguição dos 30" disse Dom Martínez Caminho; quem explicou que "não se trata de reabrir feridas" porque "a atividade da Igreja de recordar a seus filhos, que pagaram com sua vida a fidelidade a sua fé, é de sempre, e se remonta aos primeiros séculos da Igreja quando não havia leis de cor Histórica".

A investigação que se realiza para os processos de beatificação são trabalhos que se "vêm fazendo desde muito antes da aprovação da lei (de cor Histórica lançada pelo governo socialista)" e "não procuram culpados", explicou.

Os livros e o vídeo apresentados durante a conferência de imprensa se prepararam com motivo do primeiro aniversário da beatificação em Roma de 498 mártires do século XX na Espanha, que se cumprirá o próximo 28 de outubro, e da festividade litúrgica dos novos beatos que se celebra anualmente em 6 de novembro.

O livro "Os primeiros 479 Santos e beatos mártires do século XX na Espanha. Quem são e de onde vêm" recolhe as biografias de todos os beatificados ou já canonizados antes de 2007, que pertencem a 30 causas e foram beatificados em 11 cerimônias distintas

O outro livro, "Mártires do século XX na Espanha, Dom e desafio", recolhe as atas das III Jornadas convocadas pelo Escritório para as Causas dos Santos da CEE, celebradas em abril de 2008, que se ocuparam em grande parte da experiência da cerimônia de 28 de outubro de 2007.

O vídeo, pelo contrário, recolhe em uma hora imagens da cerimônia de beatificação e da Missa de Ação de Graças, assim como testemunhos de familiares dos novos beatos.