A Irmandade de Jesus Nazareno Cativo do Monastério das Trinitárias (Bairros Altos) convidou à comunidade de fiéis limenhos a participar dos cultos e festividades em honra à imagem Jesus Nazareno Cativo que se realizará a partir de 21 de outubro próximo em Lima.

A atividade central será em 1 de novembro quando se realizará o percurso principal pelas ruas  de Bairros Altos da imagem a partir das 10h.

As festividades, que iniciarão em 21 de outubro e concluirão em 2 de novembro próximo, distribuem-se entre as equipes e as associações pertencentes à irmandade com diferentes missas de ação de graças. Entre elas destaca a de 31 de outubro próximo que será oferecida pelo descanso da senhora Hermelinda Rivera de Pinglo, viúva do destacado compositor Felipe Pinglo Alva, quem promoveu em 1953 o culto público à imagem ao ser curada milagrosamente de um tumor no braço, logo depois de orar diante dela.

A devoção a Jesus Nazareno Cativo foi trazida ao Peru pelas Madres Trinitárias Descalças no século XVII, que construiram um templo para sua devoção em 1722. O culto público se iniciou em 1953, graças à ajuda da família Pinglo. Em agosto do mesmo ano se outorgou a permissão eclesiástica para a propagação do culto a Jesus Cativo, sendo sua festa principal em 23 de outubro.