O navio abortista da organização feminista "Women on Waves" (Mulheres sobre as Ondas) foi recebido nesta quinta-feira em Valência (Espanha) com um maciço protesto cidadão.

A nave, financiada por laboratórios de abortivos, a Coroa holandesa, a Fundação Ford e o grupo Rockefeller, chegou ao porto de Valência, onde atracou logo depois de vários intentos e face à oposição dos responsáveis pela doca interior do porto, enquanto no mole se produzia uma significativa concentração de jovens contra a chegada do casco de navio que realiza abortos farmacológicos em águas internacionais.

Enquanto o navio era protegido pela polícia e "bem-vindo" pela atriz Pilar Bardem –em nome das organizações feministas da Espanha–, um porta-voz dos manifestantes pró vida assinalou que “queremos oferecer ajuda às mulheres que vêm aqui abortar, queremos lhes dar apóio psicológico, apoio econômico, queremos realmente as ajudar, não como estas mulheres que vêm para lhes botar um problema muito mais grave ainda.

Por sua parte, a Diretora geral de Família da Generalitat Valenciana, Carolina Martínez assinalou que “não cabe nenhuma dúvida” de que a chegada do navio abortista é uma estratégia do Partido Socialista para modificar a lei do aborto e torná-la mais liberal ainda.

Martínez se declarou  “totalmente de acordo” com as autoridades do Porto e com a prefeita de Valência, Rita Barberá, que criticaram duramente o "oportunismo" de "Women on Waves" e dos socialistas que os convidaram.