Com ocasião do Domingo Mundial das Missões que a Igreja celebra este domingo, o Bispo de Jaén (Espanha), Dom Ramón del Hoyo López pede às crianças de sua diocese a converter-se nos novos missionários da Igreja.

"Muito queridos amigos", diz o Prelado em sua carta aos crianças "esta vez quero escrever aos missionários mais importantes de Jaén: são os mais novos".

Dom DelHoyo diz que "não é tão difícil" ser missionário", "mas é muito importante".

"Pensa nisto que te escrevo e responde, por dentro, às perguntas que te faço para saber se for já missionário ou missionária: Reza ao Jesus e você quer se parecer com Ele? Quer levar alegria aos que estão tristes? Quer ser amigo ou amiga de todos e não só dos que te querem? Disse alguma vez a seus irmãos e amigos quem é Jesus e o que quer a todos? Alguma vez deste de presente aos pobres alguma coisa sua? Reza alguma vez pelos que não têm casa, vestidos, colégio, comida, livros, brinquedos? Conhece algum missionário ou missionária de Jaén?

O Bispo diz além na carta que neste mês de outubro "em que caem as folhas e amadurecem as azeitonas, celebramos a grande festa das missões".

"Aos que já estamos batizados como São Paulo –segue a carta-, Jesus nos convida a ser missionários também, cada vez um pouco mais conforme vamos crescendo. Seguro que Jesus lhe pôs já na lista dos missionários e missionárias de Jaén. Alguns se foram muito longe a pregar o Evangelho. Estão em 36 países de todo o mundo. Os últimos foram dois sacerdotes jovens que enviamos a Esmeraldas, no Equador. Lhes vou pedir que lhes escrevam uma carta para que lhes contem como estão e como são as crianças e meninas dali".

"Animo-te para que não falte à catequese e que se note em casa e no colégio que é já um pouco missionário ou missionária", conclui "seu Bispo e amigo".