Este meio-dia o Papa Bento XVI, depois de ter celebrado a Santa Eucaristia no Santuário da Virgem da Pompéia -no sul da Itália-, rezou o Ângelus dominical com os milhares de fiéis e originais que se deram entrevista na cidade para a visita Pontifícia. Em suas palavras introdutórias lembrou a importância da oração como meio por excelência para preparar o caminho do Evangelho e os corações para o mistério de Deus.

“A Maria encomendamos as grandes intenções da Igreja e da humanidade: rezamos pela Assembléia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que se está realizando em Roma e que tem por tema: ‘A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja’, para que possa dar frutos de autêntica renovação em toda comunidade cristã".

"Outra especial intenção de oração a fazemos pela Jornada Missionária Mundial, que neste Ano Paulino propõe à meditação uma célebre expressão do Apóstolo dos gentis: ‘Ai de mim se eu não evangelizar!’”, disse o Papa introduzindo o Ângelus.

Mais adiante lembrou que “o primeiro compromisso missionário de cada um de nós é justamente a oração. Sobre tudo rezando se prepara o caminho do Evangelho; é rezando que se abrem os corações ao mistério de Deus e se dispõem os ânimos para acolher sua Palavra de salvação”.

Também fez notar que a Igreja celebra hoje a beatificação dos pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, Martin e Zélie Guérin, quem com “sua oração e com seu testemunho evangélico acompanharam e compartilharam o caminho da filha chamada pelo Senhor a consagrar-se a Ele sem reservas entre os muros do Carmelo”.

“Pensando nesta beatificação, é-me grato lembrar outra intenção que tenho no coração: a família, cujo rol é fundamental na educação dos filhos para um espírito universal, aberto e responsável para o mundo e seus problemas, assim como na formação da vocações à vida missionária”, disse o Papa.

Bento XVI pediu também “o maternal amparo da Virgem de Pompéia por todos os núcleos familiares do mundo, desde já pensando no VI Encontro Mundial das Famílias, programado para janeiro do 2009 na Cidade do México”.

Depois de rezar o Ângelus o Papa saudou em diversos idiomas aos presentes e deu sua Bênção Apostólica.